George O. Wood, ex-líder da Assembleia de Deus, morre após 4 meses de batalha contra o câncer
14/01/2022 15:22 em Destaques

 

DESTAQUES

George O. Wood, ex-líder da Assembleia de Deus, morre após 4 meses de batalha contra o câncer

 
Dr. George O. Wood, presidente da Igreja Assembleias de Deus, ora com participantes cheios do Espírito na noite de abertura do Congresso Empowered21 em Jerusalém, Israel, em 20 de maio de 2015. | The Christian Post/Leonardo Blair
 
Compartilhe
 
 
 

George O. Wood, o ex-superintendente geral das Assembléias de Deus que viu a denominação pentecostal crescer consideravelmente em uma época em que a maioria dos grupos religiosos nos Estados Unidos estava em declínio, faleceu de câncer aos 80 anos.

As Assembleias de Deus publicaram um anúncio de que Wood havia morrido na quarta-feira, menos de cinco meses depois de ter sido diagnosticado com câncer em estágio quatro em seu esôfago.

Wood tentou tratamentos de quimioterapia no Siteman Care Center em St. Louis, mas o câncer se espalhou para o fígado e as vértebras. Sua condição piorou no início desta semana, quando ele contraiu pneumonia.

Doug Clay, atual superintendente geral da Assembleia de Deus, disse em um comunicado que Wood “tinha um tremendo intelecto”, mas “nunca dependeu disso às custas de ser guiado pelo Espírito”.

“Ele tinha uma capacidade única de abrir portas para jovens, mulheres e minorias étnicas, proporcionando-lhes um lugar significativo à mesa”, disse Clay.

“Cada decisão de liderança que ele tomava era sempre processada pelas Escrituras. Ele tornou meu amor pela Bíblia ainda mais rico. Suas credenciais legais lhe deram uma perspectiva única para abordar questões culturais com clareza bíblica”.

Nascido em 1941 de pais missionários George Roy Wood e Elizabeth Weidman, George O. Wood obteve um diploma de graduação na Evangel University em Springfield, Missouri, um doutorado em teologia pastoral no Fuller Theological Seminary em Pasadena, Califórnia, bem como um doutorado em juris na Faculdade de Direito da Western State University em Fullerton, Califórnia.

George O. Wood
George O. Wood | Assembleias de Deus

Wood foi ordenado pelo Distrito do Sul do Missouri em 1967 e serviu como superintendente assistente do Distrito do Sul da Califórnia de 1988-1993.

Wood pastoreou o Newport-Mesa Christian Center de Costa Mesa, Califórnia, por 17 anos e serviu como secretário geral das Assembleias por 14 anos antes de ser eleito superintendente geral em agosto de 2007, servindo até 2017.

Durante seu mandato, as Assembléias de Deus viram um crescimento considerável tanto no número de membros quanto no número de congregações membros, enquanto outras denominações protestantes nos Estados Unidos viram um declínio em ambas as áreas.

Em 2011, por exemplo, as Assembléias de Deus plantaram 368 novas igrejas nos EUA por meio da Rede de Multiplicação da Igreja, um departamento do Centro Nacional de Recursos e Liderança da organização.

Steve Pike, diretor nacional da Church Multiplication Network, disse ao The Christian Post em uma entrevista em janeiro de 2012 que a liderança de Wood foi um fator para o crescimento bem-sucedido.

Dr. Wood não se limitou a dizer que iniciar igrejas era um valor”, disse Pike. “Ele deu uma boa olhada em nossa organização e reconheceu que nossas ações não estavam alinhadas com nossos valores. Então ele iniciou um esforço sério para realinhar nossas ações com nossos valores declarados.”

Em 2014, em resposta às crescentes tensões raciais nos EUA, Wood se juntou à denominação pentecostal predominantemente negra, a Igreja de Deus em Cristo, Inc. para observar o domingo “Black Lives Matter”.

“As vidas de todas as pessoas são preciosas para Deus, é claro, mas no momento presente, muitos de nossos irmãos e irmãs negros na COGIC e na AG sentem que suas vidas não são altamente valorizadas por muitos na América branca”, afirmou Wood em A Hora.

“Qualquer que seja sua opinião sobre essas decisões controversas, podemos ficar com nossos irmãos e irmãs e afirmar o valor das vidas negras em geral e de suas vidas especificamente?”

Samuel Rodriguez, pastor da Assembleia de Deus da Califórnia que lidera a Conferência Nacional de Liderança Cristã Hispânica, twittou que o impacto de Wood nas Assembleias de Deus e em sua vida pessoal é “imensurável”.

“Meu coração está partido pela morte do meu querido amigo George O. Wood”, escreveu Rodriguez. “Meus pensamentos e orações estão com seus entes queridos e nossa família Assembleias de Deus que ele amou e liderou tão bem.”

Wood deixa para trás sua esposa de 56 anos, Jewel, seu filho, George Paul Wood, filha, Evangeline Hope Zorehkey, e suas famílias.

Fonte: Chistian Post

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!