Dois casos da variante ômicron são confirmados no Brasil
01/12/2021 02:47 em Destaques

Dois casos da variante ômicron são confirmados no Brasil

Após dois brasileiros terem resultado laboratorial positivo para a variante Ômicron da Covid-19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que as amostras serão enviadas para análise confirmatória.

Os testes foram realizados pelo laboratório Albert Einstein sendo de um passageiro vindo da África do Sul, que desembarcou no aeroporto de Guarulhos no dia 23, e sua esposa.

O casal está em isolamento domiciliar e apresenta sintomas leves da Covid-19. Eles não estavam vacinados.

Segundo a Anvisa, o homem chegou ao Brasil no dia 23 de novembro com resultado de exame RT-PCR negativo. Com passagens para voltar para a África, ele voltou ao aeroporto para novo exame e dessa vez, acompanhado de sua esposa, o exame deu positivo.

Após o resultado positivo, o laboratório Albert Einstein realizou o sequenciamento genético das amostras, notificou a Anvisa sobre os resultados e sobre o início dos procedimentos para sequenciamento genético nesta segunda-feira (29).

Nesta terça-feira (30), no entanto, o laboratório informou que, em análises prévias, foi identificada a variante Ômicron. De acordo coDois casos da variante ômicron são confirmados no Brasilm os protocolos nacionais, o material deve ser enviado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) para fins de confirmação do sequenciamento genético.

Casos investigados em outros estados

Além do casal em São Paulo, outros casos estão sendo investigados no Paraná e em Minas Gerais.

Em Belo Horizonte, uma paciente vinda do Congo testou positivo para a Covid-19 e agora está isolada até que saia o resultado do exame.

Já no Paraná são seis passageiros  vindos da África do Sul e que desembarcaram no estado na última semana. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, o grupo de viajantes teve contato direto com o brasileiro que fez o mesmo voo e que testou positivo para a Covid-19.

Por: Leilaine Lopes

COMENTÁRIOS