Quem realmente é o anticristo? Especialista bíblico explica depois que arcebispo ucraniano chama Putin de ‘Anticristo do nosso tempo’
08/03/2022 04:15 em Política

DESTAQUES

Quem realmente é o anticristo? Especialista bíblico explica depois que arcebispo ucraniano chama Putin de ‘Anticristo do nosso tempo’

Published

  

on

 
 
Compartilhe
 
 
 

Uma recente  proclamação  de um arcebispo da Igreja Ortodoxa Ucraniana de que o presidente russo Vladimir Putin é o “anticristo do nosso tempo atual” acrescentou mais uma camada de intriga às crescentes questões escatológicas em torno da invasão de Putin à Ucrânia.

Quem é o anticristo? O que significa ser como o anticristo? Putin é possivelmente o cumprimento dessa figura sinistra e bíblica?

Essas são apenas algumas das questões que surgiram depois que Yevstratiy Zoria, porta-voz da Igreja Ortodoxa Ucraniana,  disse ao repórter da BBC  Harry Farley que acredita que Putin é o “anticristo porque… o que ele faz agora é totalmente contra o Evangelho, contra a lei de Deus”.

O autor e especialista do fim dos tempos, Jeff Kinley, apareceu recentemente no Faithwire para discutir esses importantes temas e questões. Anteriormente, conversamos com Kinley sobre as profecias de “   Gogue e Magogue” em Ezequiel. Em uma discussão de acompanhamento, mergulhamos em versículos bíblicos que ele acredita prever o surgimento de uma futura figura do anticristo.

Kinley, um pré-milenista e autor de “ Entrevista com o Anticristo ”, explicou que a palavra “anticristo” ocorre cerca de cinco vezes nas Escrituras. E embora existam muitas perspectivas sobre o arrebatamento do fim dos tempos, tribulação e tudo mais, Kinley quebrou sua opinião sobre a colocação do anticristo no paradigma do fim dos tempos.

“Ele é retratado como uma figura do Fim dos Tempos que chegará nos últimos dias e que estará em destaque durante os últimos sete anos da história da Terra”, disse ele. “Ele basicamente será um líder global. Ele será o líder global do planeta.”

PUTIN É O ANTICRISTO?

Kinley disse que acha as especulações sobre se Putin é o Anticristo bastante intrigantes, especialmente considerando o que ele argumenta que a Bíblia afirma.

Segundo Kinley, o Anticristo chega “por meio de uma plataforma de paz” e não por meio de guerra ou invasão.

Isso, portanto, faz de Putin – um homem que usa ativamente a violência – um candidato incompatível, pelo menos no momento. Isso é especialmente verdade porque a maior parte do mundo critica as ações da Rússia na Ucrânia.

“Apocalipse 6:1 deixa claro que ele vem com um arco, mas sem flechas”, disse Kinley. “E Daniel 9:27 diz que ele realmente lança sua carreira com base em um pacto de paz que ele faz com o povo judeu.”

O QUE É O ESPÍRITO DO ANTICRISTO?

Voltando às palavras de Zoria, é importante notar que o porta-voz disse que Putin é o “anticristo do nosso tempo atual”, não a figura definitiva do anticristo em que muitos cristãos acreditam.

Várias Escrituras discutem o conceito de “espírito do anticristo” e GotQuestions simplesmente  define o termo como “contra Cristo”.

Entre as Escrituras que discutem este termo está 1 João 2:18, que diz (NVI): “Filhos, é a última hora, e como vocês ouviram que o anticristo está vindo, agora muitos anticristos vieram. Portanto, sabemos que é a última hora.”

A ideia aqui é que “muitos” tiveram o espírito – a estatura anti-Jesus – do anticristo.

“O espírito do anticristo está vivo e bem hoje [e] tem havido muitas figuras semelhantes ao anticristo ao longo da história”, explicou Kinley. “Indo até Antíoco Epifânio (167 aC), que invadiu o templo judaico, matou um porco, erigiu um altar para si mesmo e um estatuto para si mesmo.”

Antíoco Epifânio, um rei grego,  perseguiu e assassinou  muitos judeus e seu tratamento do templo foi visto como horrível. Kinley disse que muitas outras figuras também foram vistas como anticristo. Isso inclui o imperador romano Nero e o líder alemão Adolf Hitler, o homem responsável pelo Holocausto.

Ainda assim, Kinley acredita que o anticristo final será diferente – uma figura “distinta” que exerce o controle global. Quanto à identidade específica do anticristo, Kinley disse que ninguém saberá antes de sua ascensão.

“Acho que não podemos realmente saber quem é o anticristo definitivamente agora”, disse ele. “E se você sabe quem ele é, então más notícias: você está no período da tribulação.”

BESTA FORA DO MAR VS. BESTA FORA DA TERRA

Kinley apontou para Apocalipse 13 e as referências da “besta que saiu do mar” e da “besta que saiu da terra”, explicando sua crença de que o primeiro é o anticristo.

“Na verdade, existem duas bestas sobre as quais lemos em Apocalipse 13 e é a mesma palavra usada para descrever ambas… que significa ‘uma fera selvagem e voraz’”, explicou Kinley. “E diz que a segunda besta que mais tarde é identificada como o falso profeta.”

O falso profeta, acredita Kinley, irá atrás de cristãos e outros e decretará 666, a conhecida Marca da Besta. Este número presumivelmente apontará as pessoas de volta ao anticristo.

“Ele é o porta-voz do anticristo”, disse ele. “Ele é seu capanga… ele basicamente o promove.”

A Bíblia, de fato, fala dessas imagens em detalhes fascinantes. O Apocalipse oferece algumas descrições complexas e diz que a besta do mar exercerá autoridade. Os versículos 1-5 são particularmente intrigantes:

“Tinha dez chifres e sete cabeças, com dez coroas em seus chifres, e em cada cabeça um nome blasfemo. A besta que vi parecia um leopardo, mas tinha pés como os de um urso e uma boca como a de um leão. O dragão deu à besta seu poder e seu trono e grande autoridade. Uma das cabeças da besta parecia ter sofrido um ferimento fatal, mas o ferimento fatal havia sido curado. O mundo inteiro ficou maravilhado e seguiu a besta. As pessoas adoraram o dragão porque ele deu autoridade à besta, e também adoraram a besta e perguntaram: ‘Quem é como a besta? Quem pode fazer guerra contra isso?’”

O capítulo continua dizendo que a besta caluniaria a Deus e o mundo o adoraria. Depois, há a besta da terra, que assume uma forma muito diferente.

A besta da terra também tem uma descrição interessante, tendo “dois chifres como um cordeiro”, mas falando como um dragão. As Escrituras observam que esta besta aponta as pessoas de volta para a besta do mar em adoração. Leia mais  aqui .

NEM TODOS CONCORDAM

Kinley reconheceu que nem todos concordam com sua opinião sobre o anticristo, pois uma infinidade de ideias teológicas divergentes surgiram para ajudar a explicar as complexidades da literatura. O autor disse que entende a reação, mas acredita no poder de uma abordagem literal dessas Escrituras.

“Eu e muitos outros estudiosos abordamos as Escrituras a partir de uma abordagem textual literal, gramatical e histórica”, disse Kinley. “E quando você aborda dessa maneira e simplesmente deixa a Bíblia falar por si mesma e você sabe que há símbolos no Apocalipse, há metáforas, há coisas que [o apóstolo] João usa”.

No entanto, Kinley acredita que os versos são explicados no texto, especialmente se lidos pelas lentes apropriadas. Com tudo isso em mente e com compreensão bíblica e contextual, ele acredita que seus pontos de vista sobre o anticristo são intensamente bíblicos.

Deve-se notar que a pesquisa realizada em 2016 para “ The Armageddon Code: One Journalist’s Quest for End-Times Answers ” ​​revelou visões divergentes entre os pastores cristãos quando se trata do anticristo. A pluralidade de pastores protestantes concordava com Kinley, embora porções consideráveis ​​tomassem posições diferentes.

Enquanto 49% dos pregadores disseram acreditar que o anticristo surgirá em algum momento no futuro, 14% disseram que o anticristo é simplesmente uma personificação do mal, 12% disseram que não existe um anticristo individual, 7% disseram que não é uma pessoa, mas uma instituição e 6% disseram que era um número que já surgiu no passado.

“Quando você lê a revelação apenas pelo valor nominal, chega à conclusão de que sim, haverá um verdadeiro anticristo. Ele será uma pessoa real. Ele será um homem que se levantará nos últimos dias e governará o mundo existente”, disse ele.

Explore o livro de Kinley,  “Entrevista com o Anticristo”,  e  assista à discussão em vídeo para saber mais .

Fonte:https://www1.cbn.com/cbnnews

COMENTÁRIOS