Biblioteca Parque Estadual promove exposição “Exposição da Bíblia no Estado do Rio de Janeiro” em parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil
03/12/2021 03:05 em Variedades

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro apresentam a “Exposição da Bíblia no Estado do Rio de Janeiro”. A inauguração acontece nesta sexta-feira (03), a partir das 15h, na Biblioteca Parque Estadual.

Durante a cerimônia de abertura, a SBB irá assinar um termo de doação de uma Bíblia em braille para a biblioteca para comemorar a Semana Nacional da Bíblia, que começa no dia 03, em um evento com lideranças evangélicas no estado, e vai até o dia 12 de dezembro, quando é comemorado o Dia da Bíblia. 

De acordo com o gestor da Biblioteca Parque Estadual, André Miranda, esta será a primeira exposição cristã realizada em um espaço público na Cultura Fluminense. Um verdadeiro marco para a comunidade evangélica no Rio.

– Em conversa com os amigos da SBB, que já possui o Museu da Bíblia em São Paulo (MUBI) e que realiza eventualmente exposições itinerantes, surgiu a ideia de fazer essa amostra também aqui conosco. Para nós é um momento histórico, pois um movimento da arte e cultura cristã é um processo difícil. Por muitos anos isso foi impedido, mas hoje vivemos um cenário favorável e temos tido apoio – celebra Miranda.

Entre as atrações, o público terá contato com uma réplica perfeita da primeira Bíblia traduzida para o alemão e impressa por Johannes Gutenberg, na época da Reforma Protestante, em 1455.

Segundo o pastor Marcos Batista, coordenador de desenvolvimento institucional da SBB, a exposição apresentará a Palavra de Deus escrita das mais diferentes formas e tecnologias.

– A Bíblia é o único livro a passar por todos os processos de escrita. Da tábua de pedra, passando pela argila e os pergaminhos até os modelos de divulgação mais recentes como o K7, o vinil, o DVD e, principalmente, as mídias digitais. Eu costumo dizer que a Bíblia veio da nuvem (numa referência aos dez mandamentos enviados diletante por Deus a Moisés) e para a nuvem retornou – revelou o pastor.

HISTÓRIA DA REFORMA PROTESTANTE É CONTADA EM EXPOSIÇÃO PARALELA 

Além da “Exposição da Bíblia no Estado do Rio de Janeiro”, a Sociedade Bíblica do Brasil apresenta ainda a mostra “Os impactos da Reforma: No Princípio Era o Verbo e o Verbo Era Deus”, que conta a saga de Martinho Luthero desde a sua conversão, passando pelo processo de tradução dos textos bíblicos para o alemão. Mas não fica só nisso, à medida que a Bíblia ia sendo traduzida para as mais diferentes línguas, cada país alcançado era enfim unificado fazendo com que a Palavra chegasse a cada vez mais pessoas em todo o mundo.– A exposição é autoexplicativa, Apresentamos muita coisa a partir de banners e através deles, toda essa história é contada independente de ter um guia e o público pode assim acompanhar tudo o que será exposto ali. Temos exemplares de todas essas Bíblias citadas e uma mesa interativa onde as pessoas poderão acompanhar tudo por meio de uma animação em 3D. Os pergaminhos, os papiros e todas as Bíblias expostas poderão ser folheadas de maneira digital. Toda essa história estará disponível em animação nessa mesa digital – acrescentou Marcos Batista.

A “Exposição da Bíblia no Estado do Rio de Janeiro” ficará à mostra até o dia 10 de dezembro na Biblioteca Parque Estadual, localizada na Avenida Presidente Vargas, 1261, no Centro do Rio, das 10h às 17h, com entrada franca.ore

 
 
 
COMENTÁRIOS